O PAPEL DOS PAIS E RESPONSÁVEIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
A missão de educar não é possível sem que escola e família trabalhem juntas. A escola tem muito a fazer para proporcionar uma educação de qualidade. Entretanto, os pais ou responsáveis podem e devem colaborar com a escola.
Eis algumas maneiras de como poder ajudar:
Compareça ou telefone à escola e informe-se sobre o desenvolvimento de seus filhos. Converse com professores, coordenação e direção para esclarecer suas dúvidas e colabore se possível dando sugestões.
RESPEITE AS REGRAS DA ESCOLA
Para que uma organização funcione bem, é necessário que se apliquem regras, que devem ser cumpridas por professores, funcionários, alunos e pais. Procure conhecer as regras da escola, os motivos pelos quais foram estabelecidas e colabore respeitando-as. Caso tenha críticas às regras, encaminhe suas sugestões à direção, que será analisada e possivelmente atendida.
Sempre que puder, participe de festas, comemorações e outros eventos organizados pela escola. Aproveite as oportunidades oferecidas pela escola para um bom entrosamento com os outros pais, professores e com a direção da Academia.
VALOR DA ESCOLA
Para os filhos, a opinião dos pais sobre ao valor da educação para a comunidade é imprescindível no desenvolvimento de um indivíduo. Para que crianças e adolescentes continuem se esforçando nos estudos é preciso que eles saibam que seus responsáveis valorizam a escola que eles freqüentam em todos os sentidos. Valorize – a pagando em dia as mensalidades escolares, mantendo os fardamentos obrigatórios: camisa diária, educação física. Participação em eventos como : EXPO, Jogos Estudantis, Festa junina, Dia dos Pais, Dia das Mães, Festa de conclusão de curso, etc.
SAIBA COLOCAR LIMITES PARA OS ALUNOS
Os alunos precisam de carinho e de orientação, por isso, é preciso que os pais saibam que estabelecer limites é importante para que os filhos se sintam seguros. Super proteção faz mal.
Os filhos precisam de uma rotina diária para poder dividir o tempo de sua vida de maneira equilibrada conciliando os estudos, deveres domésticos, a prática de esportes e o lazer. Estabeleça um horário para a lição de casa, para as refeições, para ajudar nos afazeres da casa, para diversões brincadeiras e no horário de dormir.
As tarefas escolares realizadas em casa têm papel fundamental no aprendizado. Acompanhe os cadernos e livros. Certifiquem-se de que todas as tarefas foram concluídas. Converse com o professor ou coordenador caso tenha dúvidas sobre alguma tarefa que seu filho não recebeu ou não fez no colégio.
As crianças e jovens precisam de apoio moral para continuar a se esforçar nos estudos. Elogie seus filhos pelo esforço na escola, demonstre interesse pelo que aprenderam e orgulhe-se deles pelas pequenas realizações do dia-a-dia. Tenha expectativas positivas em relação aos desempenhos de seus filhos na escola. Estudantes cujos pais esperam que eles façam o melhor possível acabam dando de fato o que ele têm de melhor.
Demonstrações de afeto são importantes para o bem-estar das crianças e dos adolescentes. Procure não usar o afeto como moeda de troca para premiar os filhos pelo bom comportamento ou desempenho escolar. É o afeto incondicional que constrói a base de auto-estima necessária para o bom desempenho escolar.
A correria do dia a dia para ganhar a vida costuma afastar pais e filhos de conversas mais demoradas. Procure reservar momentos para conversar sobre as preocupações, as expectativas e os objetivos de seus filhos. Participe ativamente da vida de seu filho. Interesse-se por todas as suas atividades: no lar, nos estudos, nas diversões e nos esportes. Procure não esfriar o entusiasmo de seu filho por suas atividades escolares, com respostas do tipo “Depois eu vejo”, “Agora não posso”, “Estou ocupado”.
Se sua participação for solicitada, atenda – o logo, antes que perca a curiosidade e o interesse em saber.